Receba nossas atualizações e outras notícias pelo Facebook!

Servidores devem se apresentar

18/09/2011 de SC - Diário Catarinense, por Da redação

Tamanho da Fonte

+ -

A Assembleia começa a convocar hoje os 16 aposentados por invalidez que foram considerados saudáveis pela junta médica estadual nas perícias feitas entre julho e setembro.

A decisão foi tomada na sexta-feira pelo presidente Gelson Merisio (DEM-PSD) assim que teve acesso aos relatóriosdo Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev).

Os nomes dos 16 inválidos convocados (veja quadro abaixo) foram apurados pela repórter Giovana Perini, da RBS TV. Segundo Merisio, eles devem se apresentar para não terem os pagamentos suspensos. Após a apresentação, vão passar por inquéritos administrativos para apurar possíveis irregularidades na concessão das aposentadorias. Os relatórios serão encaminhados ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que vai avaliar se cabe ação judicial.

A Assembleia vai esperar pelos processos do Iprev sobre outros 96 aposentados que tiveram indícios de irregularidade constatados pelos peritos. Caso as suspeitas sejam confirmadas, os servidores devem ser convocados. O presidente do Iprev, Adriano Zanotto (PMDB) concorda com a medida tomada por Merisio.

– Cada órgão tem seu papel. O do Iprev é constatar a irregularidade e o da Assembleia é buscar as medidas saneadoras – diz Zanotto.

A única questão aberta é a possibilidade de aposentados com mais de 60 anos poderem voltar ao trabalho. Dos 16, 10 ultrapassaram a idade.