Receba nossas atualizações e outras notícias pelo Facebook!

Lobby para votação

20/09/2011 de DF - Correio Braziliense, por Alana Rizzo e Karla Correia

Tamanho da Fonte

+ -

O governo trabalha para votar ainda hoje a Comissão da Verdade. Ontem, depois de se reunir com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, percorreu gabinetes para tentar emplacar o texto. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), reconheceu que ainda falta consenso para votar a matéria.

De acordo com o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP), o governo trabalha para votar hoje o projeto que cria a Comissão da Verdade.

"Estou muito confiante, é o momento ideal para o governo demonstrar unidade em torno do tema", disse a ministra. O principal obstáculo para a apreciação do projeto, hoje, seria a pauta cheia no plenário da Casa.

A bancada do DEM admite que o consenso está próximo. "Estamos muito próximos do texto que queremos", afirmou o líder da legenda, ACM Neto (BA).

O partido deve apresentar emenda ao texto especificando o perfil dos integrantes da comissão. A orientação do Palácio do Planalto é colocar em votação o projeto apenas com a garantia da aprovação. Hoje, familiares e entidades de defesa dos direitos humanos fazem uma manifestação contra o texto em votação às 10 horas, no gramado do Congresso.